4MCAD v24 - Padrão

O comando Padrão é uma função do 4MCAD, que permite preencher uma área delimitada, objeto existente ou definir novos limites para esse objeto já existente. Pode preencher estas áreas com um determinado padrão, cor sólida ou gradiente.

Para demonstrar vamos utilizar um objeto simples.


O comando Padrão pode ser chamado de diversas maneiras pela Ribbon, seja em Início ou em Desenho, escrevendo hatch, indo a Ferramentas > Definições de desenho > Criação Entidades > Padrões. Existe mais que uma maneira correta de utilizar a função e podemos utilizar a que mais se adequa. Para o exemplo vamos utilizar a que está demonstrado abaixo. 



Vai abrir a seguinte caixa de diálogo.

Aqui pode escolher o tipo de padrão a utilizar. Podemos também definir a cor (1.), espaçamento entre as linhas do padrão (2.), ângulo (3.) e várias outras opções, adaptando assim o padrão à sua necessidade.

Para o exemplo utilizamos o padrão pré-definido. 

Para aplicar o padrão podemos definir também diferentes opções. No nosso caso, queremos aplicar apenas ao retângulo que está na primeira imagem. Utilizamos a opção Adicionar: Picar pontos internos (4.).
Clicamos dentro do retângulo que é a área onde queremos aplicar o nosso padrão, e confirmamos. Vai surgir a caixa de diálogo onde necessitamos de confirmar novamente, para aplicar o padrão em definitivo. 

Assim o processo está concluído e o resultado final deve ser o seguinte. 


Sign In or Register to comment.

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!